segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Arquitetura dinamica em curitiba.

http://www.youtube.com/watch?v=n-3g9fs03t0
Arquitetura Dinâmica - Curitiba PR
Ao focarmos apenas no crescimento construtivo das grandes cidades internacionais, deixamos passar despercebidas as tecnologias do nosso próprio país. Ao contrário do que muitos pensam e acreditam ser coisa de "outro mundo", o primeiro edifício giratório do mundo já existe a muito tempo, e não se localiza em Dubai, mas sim em Curitiba, PR.
Este foi o primeiro prédio no mundo a ser erguido com a "arquitetura dinâmica", sendo inaugurado em dezembro de 2004. Cada andar do edifício pode girar 360 graus com total independência entre si, com controle local ou remoto, contrariando estruturas rotativas caras e espaçosas que movimentavam apenas o último andar. As fiações e canalizações se encontram no núcleo central do edifício, onde ao seu redor giram todos os espaços de lazer e trabalho, mantendo estáticas apenas as varandas em volta.
O mecanismo de rotação ocupa o mínimo de espaço e a energia utilizada não ultrapassa o limite de um secador de cabelo. Para finalizar o projeto, a tecnologia "smart-house" também se integra ao design. Apesar do crescimento acelerado de Dubai no dias atuais, não podemos deixar de valorizar os nossos próprios esforços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário