Américo Neves Art Design Interiores

Loading...

terça-feira, 22 de março de 2011

Manifesto - Slow Wood Sr- Piero Calò

Manifesto "Slow Wood"




INTRODUÇÃO





Esta idéia nasceu quando eu li o primeiro artigo que descrevia um movimento gastronômico denominado “slow food” que se contrapunha ao “fast food”. Achei que o conceito seria aplicável a muitas coisas , inclusive aos processos artesanais .



Nas atividades artesanais , nos deparamos com varias questões a serem discutidas e que necessitam um olhar atento para que sejam resolvidas da melhor maneira possivel.



Uma das grandes questões é o desaparecimento dos verdadeiros artesãos , em parte isso se deve ao alto nível de automação das grandes e médias industrias , as quais necessitam cada vez menos de mão de obra especializada , necessitando somente de poucos maquinistas .



Este evento é comum a todos os ramos de atividade.



Este fato nos leva a pelo menos duas conclusões : a primeira é que teremos cada vez mais desemprego e a conseqüente perda de consumidores e a segunda é que estamos perdendo o conhecimento de como fazer e são pouquíssimas as pessoas que ainda estão em condições de transmitir estes conhecimentos .



Para os artífices da madeira , outra grande questão com que nos defrontamos hoje é a escassez de recursos naturais e uma demanda crescente dos mesmos .



Para enfrentarmos esta questão de maneira racional temos como saída a diminuição do número de pessoas no planeta (o que significa níveis de crescimento populacional a taxas decrescentes) ou o aumento da durabilidade dos bens elaborados a partir destes recursos naturais.



Controlarmos a taxa de natalidade seria a melhor saída em longo prazo , entretanto, nos países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento, esta questão me parece estar longe de ser contemplada pelos governos e por alguns segmentos importantes da sociedade .



Assim sendo , a solução que proponho é diminuir a demanda , aumentando a qualidade , com o uso intensivo da mão de obra excedente das grandes indústrias e com a abertura de “corporações de oficio “ revisitadas sob um olhar contemporâneo .



Historicamente , as sociedades dos artesãos tinham como objetivo congregar profissionais de uma determinada área ou ofício com o objetivo comum de vender a sua produção ou os segredos do conhecimento . As corporações de oficio nasceram no final do séc.XII e tiveram seu auge por volta do séc.XIV. Seu declínio deveu-se a não haver mais segredos a serem guardados, mas sim , privilégios .



As associações de artesãos baseavam-se num antigo método pedagógico que ensinava a produzir as coisas de uma determinada maneira e que ao mesmo tempo transmitia valores humanos e morais no âmbito privado e público .



A corporação de oficio transmitia os ensinamentos a seus membros dando uma formação prática , moral e o senso de pertencer a um grupo social reconhecido. Aprendia-se fazendo , o que levou à criação de um segmento social profundamente culto que eram os artífices.



As corporações de oficio tinham grande valor educativo , ali as pessoas aprendiam pelo trabalho em contato com os mestres e pela associação da arte com seu sentido utilitário , assim o novo Mestre era a obra prima do velho Mestre e o conhecimento não se perdia e sim se multiplicava .



De certa maneira seria uma espécie de retrocesso estratégico com relação aos princípios estéticos e industriais ,para que no futuro possamos colher frutos mais doces dos que colhemos hoje , que são o desmatamento predatório , contrabando de produtos florestais , empobrecimento da qualidade estética , toxicidade e baixa qualidade dos materiais , desemprego,o empobrecimento do material humano ,etc.



Dentro deste panorama , “slow wood” procura o ponto onde nos “perdemos” para retomarmos uma nova estrada ,quem sabe mais humana e racional , com parâmetros de prazer estético mais apurados.



Este ensaio não é e não deve ser considerado como estático ou imutável ou mesmo pronto , mas apenas como um ponto de partida.



Um comentário:

  1. Arquitetura Decoração Interiores SP -Américo Neves 43 tradição (11) 2041-3122 (11) 3498-7089
    www.americonevescadeiras.com.br Moveis Feitos a Mão ,produção Artesanal Limitada


    Visite nosso Ateliê de Moveis sob Encomenda SP -


    O Artificie Américo Neves em 1967 iniciou seu trabalho nas indústrias de móveis, trabalhou em várias empresas adquirindo experiência na fabricação de móveis exclusivos feitos a Mão em Madeira de Lei Nobre.
    Quando em 1980 teve a iniciativa de montar sua própria marcenaria, dedicando todo o seu amor a arte decidiu especializar-se na fabricação de cadeiras para Lojas de Grife de São Paulo.
    Com grande experiência em Marcenaria Artesanal,continuou executando Moveis para Arquitetos de Renome e Designers de Interiores Famosos e mais de 6001 consumidores Final em São Paulo,executando projetos Arquitetura Design Interiores em Casas,Apartamentos de Alto Padrao em SP,mobiliario interno Exclusivo feito por grupo selecto de Artesãos,liderado pelo Artificie Américo Neves que atua a 43 anos em SP.
    Iniciou-se assim uma vastas coleçãode moveis sob encomenda, fazendo réplicas em vários estilos,releituras e reedição de Moveis epoca e assinados e outros de sua própria criação, hoje conta com mais de
    1001 modelos de Moveis,traga seu projeto realizamos sonhos.
    Conheça Nossa Ateliê de Moveis -
    Américo Neves Art Design em Interiores tem uma vasta selecção de centenas de itens de série produzido no Velho Mundo mobiliário diferentes e exclusivos so executados sob encomenda em SP.As peças são customizadas com o tipo de ferramnetas e técnicas usadas a centenas de anos,cada coleção e trabalhada por verdadeiros Artificies.Nada e feito numa linha de montagen criando,assim,exclusivamente a reprodução maravilhosamente impecavel o acabamento quase chegando a autênticidade.Via Mundo Nossas coleçôes são feitas de Jequitibá madeira nova certificada pelo (DOF) excepcionalmente tratados com uma nova técnica brasileira,como a técnica eupéia.
    Visite nosso Ateliê e traga seu projeto,aqui ele é unico e exclusivo.
    Peças unicas quase chegando a autenticidade. Estamos orgulhosos do nosso acabamento e estilos que são tão belamente confeccionados a tornar praticamente impossivel distingui-los dos originais.
    Trabalho com Moveis sob encomenda para Arquitetura Design Interiores, mobiliario interno,móveis clássicos,restauração moveis classicos,reproduções,cópias,restauros de vários estilos,móveis entalhados a mão,poltronas classicas,cristaleiras classicas,camas classicas design moderno,mesas classicas design moderna,aparadores estilo classico,bancos classicos entalhados,banquetas estilo classico,espelhos tudo entalhado a mão,enfeites de paredes entalhados,em vários estilos luiz xv,luis XVl,barroco,regencia,italianos,vitorianos,diretorio,chippendale,queen anne,apliques de madeira,entalhes em geral ,restauração de moveis epoca antigos,reprodução mobiliario vintage epoca,cópias de móveis clássicos,pintura,lustração e laqueação,tapeçaria artesanal,sofas e estofados sofisticados alto padrao luxo,madeira de lei nobre jequitiba liberada e certificada pelo (DOF) documento de origem florestal do Ibama. AAAAAA BANCOS ENTALHADOS,ESPELHOS ENTALHADOS,MESAS ENTALHADAS, POLTRONAS ENTALHADAS,CADEIRAS ENTALHADAS,APARADORES ENTALHADOS,PORTAS ENTALHADAS,ENTALHES EM MADEIRA,ENTALHES EM CADEIRAS,ENTALHES EM ESPELHOS,ENTALHES EM GERAL,MOVEIS ESTILO PROVENÇAL,INGLES,INGLESES,FRANCESES,ITALIANO PARA SALA JANTAR E ESTAR SOB ENCOMENDA E MEDIDA EM MADEIRA DE LEI E COMPENSADOS DE 1 LINHA SARRAFIADO E LAMINADO,TUDO EXECUTADO COM EXIMIO POR MARCENARIA ARTESANAL PARA OS MELHORES ESCRITORIOS DE ARQUITETURA DESIGN INTERIORES SP E MAIS DE 6001 CONSUMIDORES FINAL.
    Com amor e arte de toda sua família, hoje com seus três filhos ao seu lado: André, Amarilis e Diego, para atender ainda melhor seus clientes e amigos

    ResponderExcluir