quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Um Objeto,a cadeira


Um Objeto, a cadeira
Esse objeto tem enorme importância funcional e estética. A evolução do design de uma cadeira reflete não apenas os diferentes momentos da historia, como o conceito de arte e praticidade que há por de trás de todos os mais variados modelos.
Para criar uma cadeira são impostas uma série de referencias relativas ao conforto daquele que for utilizá-la. Há um padrão, uma técnica a ser seguida; algo que garanta que aquele objeto possa ser usado de fato para sentar-se. Estudos apontam médias gerais referentes a medidas, pesos e alturas (ergonomia) da população, assim a produção de objetos é realizada de maneira com que se possa contentar a maioria de seus usuários.
Mas a existência de um conjunto tão grande e diversificado de variações sobre o mesmo tema, prova que esse móvel é facilmente adaptável. A cadeira é a junção da funcionalidade e da beleza. Pode ser artístico e único, mas também pode (e deve) ser produzido em massa.
Enfim, não é apenas o conceito de cadeira, mais toda a bagagem que ela carrega. Sua construção pode ser feita de modo a adaptar-se à necessidade do seu público, ou vontade e desejo de seu criador. O design da cadeira representa a possibilidade de se fazer arte mantendo algo extremamente funcional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário